Erros de marketing de conteúdo que você ainda está cometendo e como evitá-los!


O marketing de conteúdo é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer. Aumenta o tráfego e gera leads de alta qualidade, portanto, não é de admirar por que tantas organizações estão presentes.

Uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute descobriu que 92% dos profissionais de marketing dizem que sua empresa vê o conteúdo como um ativo comercial. Como resultado, os profissionais de marketing precisam garantir que estão fazendo tudo o que podem para maximizar o ROI de seus esforços de marketing de conteúdo.

No entanto, o marketing de conteúdo não vem sem desafios. É um mercado lotado, o que significa que há pouco espaço para erros e oportunidades perdidas. Os profissionais de marketing precisam acertar, para alcançar os melhores resultados.

Aqui estão seis dos maiores erros de marketing de conteúdo e o que os profissionais de marketing podem fazer para evitá-los.



1. Não criando conteúdo reutilizável


Uma abordagem completa não é uma boa ideia quando se trata de criar conteúdo. Uma parte de conteúdo de qualidade requer muito tempo e recursos - portanto, é crucial que os profissionais de marketing busquem maximizar o retorno de seu investimento, criando um conteúdo que eles possam adaptar e publicar em diferentes canais posteriormente.

Por exemplo, os profissionais de marketing podem redirecionar uma postagem de blog para algo mais visual, como um infográfico ou vídeo. Toda a pesquisa está concluída, por isso é principalmente uma questão de reembalar as informações em um meio diferente.


2. Não criando conteúdo suficiente em todo o funil de vendas


Existem inúmeras etapas do processo de compra e, como tal, é importante que os profissionais de marketing abordem cada uma delas ao criar conteúdo. Se você se concentrar demais na produção de conteúdo educacional, por exemplo, para atrair aqueles que estão no estágio de conscientização, poderá deixar de incentivar os compradores ainda mais no processo de compra.

Os profissionais de marketing devem procurar criar conteúdo suficiente para cada etapa do funil de vendas. Embora as postagens em blogs educacionais sejam vitais para a conscientização, é essencial também criar conteúdo como estudos de caso e eBooks para os estágios posteriores da também.


3. Não prestando atenção ao conteúdo gerado pelo usuário


Conteúdo gerado pelo usuário refere-se a qualquer conteúdo que os usuários criem, não pagos. Isso pode incluir tudo, desde fotos e vídeos a críticas e postagens no blog.

De acordo com um estudo da Reevoo, 70% das pessoas confiam em imagens provenientes de consumidores como eles, em vez de nas imagens criadas pelas marcas. Os profissionais de marketing que ignoram o conteúdo gerado pelo usuário estão perdendo uma enorme oportunidade de criar confiança no consumidor - sem mencionar a terceirização da criação de conteúdo para os usuários, economizando tempo e recursos financeiros.

Os profissionais de marketing podem começar a incorporar conteúdo gerado pelo usuário, descobrindo o que inspira seu público a criar conteúdo e se envolver com sua empresa. O uso de canais de mídia social como o Facebook e o Instagram é uma excelente maneira de executar uma campanha de conteúdo gerada pelo usuário.


4. Não tendo um processo de aprovação de conteúdo


A criação de conteúdo é muito mais do que criar a peça perfeita e publicá-la. Antes que isso aconteça, colegas de equipe e clientes devem revisar e aprovar seu conteúdo. É essencial ter um processo de revisão por pares como esse, pois garante que o material aprovado maximize cada elemento e seja publicado a tempo.

Muitos profissionais de marketing usam email ou planilhas para tentar gerenciar aprovações de conteúdo, no entanto, contar com esses métodos pode desacelerar a equipe e prejudicar o relacionamento com os clientes. É fácil perder o controle das aprovações e obter feedback a tempo de cumprir os prazos do cliente.

Os profissionais de marketing devem garantir que eles tenham um processo de aprovação de conteúdo em vigor. Eles podem criar um modelo de revisão e aprovação de conteúdo que inclua cada etapa (primeira rodada de revisão, primeira rodada de revisão etc.) e sua duração.

Os profissionais de marketing também podem usar uma plataforma de gerenciamento de conteúdo para preparar, aprovar e publicar conteúdo dentro do prazo. A ferramenta pode rastrear revisões e alterações em um só lugar e eliminar a necessidade de planilhas confusas e infinitas cadeias de e-mail.


5. Não revisando o desempenho do marketing de conteúdo


Um dos maiores erros que as equipes de marketing podem cometer não é o tempo para analisar o desempenho de seus esforços. Sem olhar para os dados, não há como saber o que está ou não funcionando.

Por exemplo, se um conteúdo tiver um bom desempenho, os profissionais de marketing poderão encontrar maneiras de redirecioná-lo ou focar nessa tática específica. Se algo não estiver funcionando, eles poderão se concentrar em outras iniciativas.

É importante revisar o desempenho do marketing de conteúdo com o restante da equipe pelo menos trimestralmente. Métricas de engajamento, como visualizações de página, compartilhamentos de mídia social e o tempo que os visitantes passam analisando partes do conteúdo podem ajudar os profissionais de marketing a melhorar suas campanhas continuamente.


6. Não promover conteúdo suficiente


O marketing de conteúdo não para após o processo de publicação. Muitos profissionais de marketing cometem o erro de se concentrar apenas na criação de conteúdo, no entanto, eles precisam colocar o conteúdo na frente do público-alvo repetidamente para que ele tenha impacto.

Os profissionais de marketing devem gastar mais tempo promovendo seu conteúdo do que criando. Uma idéia é seguir a regra 80/20. Passe 20% do tempo criando conteúdo, enquanto usa os outros 80% para promovê-lo por meio de mídias sociais, blogs, e-mail e outros canais.

Com um planejamento cuidadoso suficiente, as equipes de marketing podem evitar ser vítimas de algumas das maiores armadilhas do marketing de conteúdo. Desde a implementação de um processo de aprovação de conteúdo, até a criação de conteúdo que cubra todo o funil de vendas, há muito a considerar pelos profissionais de marketing ao elaborar uma estratégia eficaz.

Mas quem conseguir acertar colherá as recompensas de seus esforços de conteúdo.

Texto original @AlbizuGarcia no twitter

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Crie um Plano para seu Marketing de Conteúdo

A menos que hoje seja seu primeiro dia como profissional de marketing de conteúdo, você está ciente de quão essencial é uma estratégia documentada para alcançar o sucesso do marketing de conteúdo. É u

Como criar um calendário editorial estratégico?

Muitas empresas se concentram na logística de seu calendário editorial - em que dias o conteúdo está sendo publicado, em que horário e em que cadência - e ignoram os elementos estratégicos. Qualquer p

R. das Pitangueiras 2 Edifício Easy Mezanino 1 Cowmeia Coworking Águas Claras Brasília - DF 71908-720

Brasil

 

Brutos99 Yeallow.png

© 2019 brutos99

Viaduktstrasse 93

Impact Hub Viadukt Coworking

 8005 Zurique

Suiça

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon