Crie um Plano para seu Marketing de Conteúdo

A menos que hoje seja seu primeiro dia como profissional de marketing de conteúdo, você está ciente de quão essencial é uma estratégia documentada para alcançar o sucesso do marketing de conteúdo. É um daqueles mantras que você ouviu sendo cantado repetidamente em todos os cantos do setor, até que você simplesmente não pode deixar de aceitá-lo como verdade. Isso é realmente importante.

Mas vamos ser sinceros: nem todos nós temos uma parte direta na elaboração ou controle da visão estratégica e de alto nível do conteúdo de nosso negócio. Nosso trabalho é cumprir a promessa desses ideais estratégicos implementando e executando em um plano de editorial postagens - ou seja, políticas, processos, recursos da equipe e decisões relacionadas a tarefas - que melhor posicionem seu programa de marketing de conteúdo para o sucesso a longo prazo.

Se você deseja criar um plano tático essencial para sua organização ou refinar o que possui, continue lendo para obter um tutorial útil e alguns dos nossos melhores recursos para guiá-lo.

A propósito, se for o seu primeiro dia de trabalho, você vai querer se atualizar rapidamente. O que há em um plano editorial de postagens?

Semelhante à construção de sua estratégia de marketing de conteúdo, o planejamento de seu editorial pode parecer intimidador desde o início. Você precisa considerar várias partes móveis e projetar cada aspecto para funcionar por conta própria, alinhando-se com seus objetivos estratégicos. Seus planos também precisam permitir flexibilidade, pois seu conteúdo provavelmente precisará se adaptar às mudanças nas prioridades dos negócios, tendências tecnológicas emergentes, preferências do público e outras alterações ao longo do tempo.

Felizmente, se você dividir seu plano em 03 áreas focais principais, as tarefas deverão ficar mais claras, tornando o processo muito mais gerenciável.

As 03 áreas incluem:

Diretrizes e Governança - padrões de qualidade editorial, práticas preferenciais e princípios orientadores que definem e distinguem o valor do conteúdo da sua marca;

Processos e Ferramentas - tarefas, fluxo de trabalho e práticas de roteamento e técnicas e tecnologias de produtividade para manter seus mecanismos de conteúdo funcionando sem problemas;

Recursos da Equipe - funções que lidam com cada tarefa, habilidades que essas tarefas exigem e detalhes sobre como manter sua equipe focada e produtiva;


Diretrizes e governança

A governança está no centro de todo programa editorial. As decisões tomadas - e as diretrizes estabelecidas para ativá-las - definem e distinguem a experiência de conteúdo da sua marca, unificando seus esforços sob um único conjunto de padrões de comunicação. A determinação desses protocolos no início facilita a tomada de decisões táticas e mantém o alinhamento estratégico durante toda a vida útil do seu programa de conteúdo.

Tom, voz e estilo de conteúdo

Descreva as qualidades e características que tornam seu conteúdo reconhecível como uma extensão de sua marca e visivelmente distinto do conteúdo de todos os outros. Defina claramente os padrões de tom, voz e estilo preferenciais aos quais todo o seu conteúdo deve seguir.

Qualidade e valor editorial

Independentemente do tom, voz e estilo que você usa, as equipes editoriais devem manter padrões de qualidade de conteúdo - as características que tornam seu conteúdo digno de seu público. A má qualidade do conteúdo não prejudicará os resultados, como também refletirá mal no valor e na reputação da sua marca.


Processos e ferramentas

O planejamento editorial também inclui definir as ferramentas de comunicação que serão utilizadas pela equipe, detalhando como cada ativo aparece em cada etapa do processo. Por exemplo, a utilização de de ferramentas de gestão, SCRUM ou KANBAN e aplicativos de gestão de projetos Monday ou Trello determinam como os membros da equipe colaboram e se comunicam de maneira eficaz. Resumindo, as ferramentas e os sistemas tecnológicos para fazer o trabalho.


Fluxos de trabalho operacionais

Um bom fluxo de trabalho foi chamado de "molho secreto" para o sucesso do marketing de conteúdo por um bom motivo. Sem definir as etapas, aprovações e partes interessadas envolvidas na transformação das idéias criativas de sua equipe em ativos de marketing compartilháveis, você corre o risco de encontrar avarias e gargalos a cada passo.

As tarefas passam despercebidas, as aprovações necessárias são negligenciadas, os prazos são perdidos e até pequenos erros e contratempos podem facilmente se transformar em pesadelos de produtividade.



Cultura e Mindset

Devido à natureza do trabalho que realizam, as equipes de conteúdo geralmente funcionam melhor em um ambiente que promove a criatividade, minimiza as distrações e permite que o feedback construtivo seja compartilhado e discutido facilmente entre clientes e produtores de conteúdo. Prestar atenção aos pequenos detalhes que contribuem para uma mentalidade de marketing de conteúdo mais favorável e uma cultura colaborativa podem render uma maior produtividade da equipe, taxas mais baixas de rotatividade de membros da equipe, maior eficiência e eficácia.


0 visualização

R. das Pitangueiras 2 Edifício Easy Mezanino 1 Cowmeia Coworking Águas Claras Brasília - DF 71908-720

Brasil

 

© 2019 brutos99

Viaduktstrasse 93

Impact Hub Viadukt Coworking

 8005 Zurique

Suiça

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon