Como criar um calendário editorial estratégico?


Muitas empresas se concentram na logística de seu calendário editorial - em que dias o conteúdo está sendo publicado, em que horário e em que cadência - e ignoram os elementos estratégicos.

Qualquer pessoa pode agendar posts regularmente, mas os melhores profissionais de marketing de conteúdo criam calendários editoriais estratégicos e robustos.


Ao invés de pensar no seu calendário editorial como uma programação de conteúdo, considere-o o plano de implementação da sua estratégia de marketing de conteúdo. Embora a estratégia provavelmente não mude drasticamente ao longo de um ano, seu calendário editorial mudará. Planeje o conteúdo em blocos trimestrais para adaptar tópicos a mudanças em tempo real no setor e conteúdo com base no desempenho das postagens.

Este guia de sete etapas detalha como criar um calendário editorial eficaz que inclua os elementos essenciais, como determinar quem precisa fazer o que, quais ferramentas você deve utilizar, o processo que você deve seguir para realmente preencher o calendário e como avaliar o sucesso e seguir seu plano.


Etapa 1: Planeje a capacidade de criação de conteúdo determinando quem está envolvido com que.


Os melhores ativos de conteúdo devem ser influenciados por vários pontos de vista, não apenas uma pessoa ou dica de marketing. Eles devem incluir especialistas no assunto, escritores, editores, designers gráficos, especialistas em distribuição e potencialmente um parceiro de criação de conteúdo terceirizado.

Embora a maioria dessas funções represente os criadores e distribuidores de conteúdo, os especialistas no assunto são diferentes. Seus deveres principais não são sobre a criação do calendário, mas sim do conteúdo. No entanto, você pode consultar especialistas no assunto que podem oferecer informações especializadas sobre tópicos relevantes para o seu calendário editorial. Esses indivíduos devem ser os "anjos da guarda" da sua empresa. Eles também devem estar dispostos a reservar um tempo para atuar como um especialista no assunto quando você precisar checar mudanças no seu cronograma.


Agora que você sabe quem está envolvido, você precisa determinar quanto tempo cada um pode dedicar ao conteúdo ao longo do trimestre e mais tarde, você usará essas informações para detalhar a quantidade e o tipo de ativos de conteúdo a serem criados e distribuídos ao longo dos três meses.


Etapa 2: Identifique suas metas para o trimestre

Agora que você determinou sua capacidade de marketing de conteúdo, pense em suas metas neste trimestre e em como o conteúdo as afeta.

Descobri que a maioria das empresas tem um desses três objetivos para o marketing de conteúdo:

Objetivo I : Melhorar o conhecimento da marca através da liderança de pensamento;

Mix de conteúdo: Foco em artigos e vídeos contribuídos por convidados; com tópicos voltados para áreas de especialistas no assunto.


Objetivo II: Aumentar geração de leads

Mix de conteúdo: uma parte do conteúdo para membros; artigos com contribuições de convidados que incluem links da página de destino para o seu site.


Objetivo III: Melhorar as classificações de pesquisa

Mix de conteúdo: tópicos determinados por um relatório de pesquisa de palavras-chave; fortemente voltada para o conteúdo no site com alguns artigos com contribuições de convidados com backlinks. Melhorando as classificações de pesquisa para palavras-chave segmentadas (SEO)


Escolha seu objetivo principal para o trimestre. Isso fornecerá uma visão mais clara dos tipos de conteúdo que devem ser criados e dos tópicos em que você deve se concentrar melhorando o conhecimento da marca através da liderança de pensamento


Etapa 3: Determine seu mix de conteúdo para o trimestre

Use as informações que você obteve ao identificar a capacidade e o objetivo de sua equipe para desenvolver seu mix de conteúdo ideal para o trimestre. Você pode criar dezenas de tipos de conteúdo, incluindo artigos contribuídos por convidados, vídeos, estudos de caso e infográficos estáticos ou interativos. Se você tem pouca capacidade, fique com o conteúdo escrito, porque é o mais barato de produzir e o mais fácil de criar com uma equipe pequena.

Usando a capacidade da equipe no exemplo acima com uma meta de geração de leads, veja como seria um mix de conteúdo bem alinhado:


Quatro vídeos com tópicos exclusivos ou contribuições de convidados com backlinks direcionados às páginas deles;

12 postagens de blog em seu site - 4 postagens para cada tópico abordado nos artigos contribuídos por convidados;

02 conteúdos fechados (recompensa: e-book, tabela, PDF, vídeo, etc) - alinhado com postagens no blog e canais sociais.

04 campanhas de patrocinadas: uma para cada e-book e 01 Canais Sociais e 01 para o Site.


Etapa 4: Especifique detalhes no calendário editorial

Este quarto passo é onde muitas pessoas iniciam o processo do calendário editorial - plotando o calendário. Mas essa etapa é ainda mais profunda do que simplesmente planejar o dia em que cada ativo de conteúdo pública.

Retroceda a partir da data ideal de publicação e programe as seguintes datas no calendário:

Tópicos confirmados;

Autor designado;

Perguntas enviadas ao especialista no assunto (ou esboço criado para o escritor);

Respostas enviadas por especialistas no assunto;

Rascunho da peça de conteúdo concluído;

Peça de conteúdo editada;

Peça de conteúdo aprovada - observe também de quem é a aprovação final da peça;

Conteúdo enviado para uma plataforma ou enviado para uma publicação;

Ao incluir cada uma dessas datas no calendário, você adotou o que antes era uma visão - “esperamos poder publicar tantos conteúdos em um trimestre” - e transformou-o em um plano do que você pode fazer com base no cronograma que você definiu.

Este calendário também serve como um espaço único que permite que todos os envolvidos se mantenham atualizados sobre o andamento e as deadlines do conteúdo.

Certifique-se de avaliar outras prioridades e atividades - aquelas que você controla e as que não pode - como lançamentos de produtos, eventos de grandes empresas, feriados, datas de publicação de convidados, etc.

Entre também no processo de planejamento.

Ao pensar em tudo isso no front end, é menos provável que você termine com um calendário editorial que precisa continuar mudando. Embora algumas coisas mudem, planejar os prazos que você controla ajudará você e sua equipe a permanecerem saudáveis.



Etapa 5: Avalie o sucesso do seu conteúdo

As métricas para avaliar o sucesso do seu calendário editorial são baseadas nos seus objetivos de marketing de conteúdo. No entanto, recomendo acompanhar essas métricas mínimas para ver o desempenho do seu conteúdo em relação à sua meta:

Métricas para reconhecimento da marca - compartilhamentos sociais em artigos publicados por contribuições de convidados, cliques no seu site, novas conexões no LinkedIn e / ou pessoas que procuram os especialistas no assunto.

Métricas para geração de leads - cliques no seu site a partir de conteúdo publicado, taxa de conversão de postagens em blogs, novos leads gerados a partir de conteúdo bloqueado

Métricas para SEO - links obtidos por meio de conteúdo publicado por contribuição de visitantes, tráfego de pesquisas orgânicas e classificações das palavras-chave alvo


Fonte: https://contentmarketinginstitute.com/2020/01/strategic-editorial-calendar/


3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Crie um Plano para seu Marketing de Conteúdo

A menos que hoje seja seu primeiro dia como profissional de marketing de conteúdo, você está ciente de quão essencial é uma estratégia documentada para alcançar o sucesso do marketing de conteúdo. É u

Como criar um calendário editorial estratégico?

Muitas empresas se concentram na logística de seu calendário editorial - em que dias o conteúdo está sendo publicado, em que horário e em que cadência - e ignoram os elementos estratégicos. Qualquer p

R. das Pitangueiras 2 Edifício Easy Mezanino 1 Cowmeia Coworking Águas Claras Brasília - DF 71908-720

Brasil

 

Brutos99 Yeallow.png

© 2019 brutos99

Viaduktstrasse 93

Impact Hub Viadukt Coworking

 8005 Zurique

Suiça

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook Social Icon